

Este ano a CommunityOne foi marcada pelo lançamento do OpenSolaris, um sistema operacional livre, de código fonte aberto, mantido pela Sun. O OpenSolaris foi apresentado na Sessão Geral, a que abre cada dia das conferências. A sessão geral foi conduzida por Ian Murdock, Vice Presidente de Marketing para Desenvolvedores e Comunidade da Sun Microsystems, e por Rich Green, Vice Presidente Executivo de Software, também da Sun. Durante a sessão geral houve um painel que discutiu o modelo de negócios por trás do software livre, no qual participaram executivos e engenheiros da Google, Sun, Linux Foundation, OpenLogic, entre outras empresas. Segundo eles, o software livre gera divisas à medida em que muitas pessoas o utilizam, divulgam e contribuem para a sua evolução, e não à medida em que as pessoas simplesmente pagam para utilizá-lo, como no modelo de negócios tradicional.

As sessões técnicas tiveram como temas o OpenSolaris, NetBeans, GlassFish, Linux, Desenvolvimento Web, entre outros, todos relacionados a desenvolvimento colaborativo de software, com foco nas comunidades. Durante a palestra sobre desenvolvimento de software empresarial com NetBeans 6.1, o presidente e COO da Sun Microsystems, Jonathan Schwartz, falou sobre a importância das comunidades no desenolvimento de software.

James Gosling falou sobre as novidades do NetBeans IDE 6.1 e apresentou plugins e ferramentas baseadas no NetBeans e distribuídos livremente.


O CommunityOne terminou com a festa de lançamento do OpenSolaris e depois com um jantar oferecido pela Sun para os Jug Leaders de vários países.

Para ver mais fotos, acesse http://picasaweb.google.com.br/gsnascimento/20080505CommunityOne/
Um comentário:
Ta é aproveitando muito!
Postar um comentário