
Este ano o JavaFX está recebendo grande destaque na conferência como uma tecnologia que melhora a interatividade das aplicações RIA, bem como a sua portabilidade entre computadores e dispositivos móveis. No próximo semestre será lançado o JavaFX Desktop 1.0 e, em 2009, o JavaFX Mobile and TV 1.0. No futuro teremos JavaFX rodando na TV digital, melhorando sua interatividade e a portabilidade das aplicações entre PCs, dispositivos móveis e televisores. Este
é o sentido de Java + YOU!
A sessão geral da tarde foi marcada pelo anúncio das novidades introduzidas na plataforma Java EE 6, especialmente na sua extensibilidade e na facilidade de desenvolvimento Web. Por exemplo, na nova versão da plataforma, componentes EJB podem ser empacotados dentro de aplicacoes Web, sem a necessidade de empacotar JARs e WARs em um EAR. O empacotamento de aplicações será drasticamente modificado, a fim de facilitar a publicação e a atualização de aplicações Web. Os principais componentes da plataforma Java EE 6 serão o EJB 3.1, JPA 2.0, Servlet 3.0 e JSF 2.0.
Também foram anunciadas as novidades do GlassFish v3, com destaque para o suporte a múltiplas linguagens de script. Outras informações sobre este assunto podem ser encontradas no endereço https://glassfish-scripting.dev.java.net/. A ampliação do suporte a múltiplas linguagens também está sendo prometida para a (j)VM.
Em março passado o recorde de downloads da Java SE foi batido, chegando a quase 100 milhões e um dos principais motivos foi o software para declaracão do imposto de renda pessoa física (IRPF) brasileiro. Este fato foi destacado durante a sessão geral da Sun e, obviamente, nós brasileiros ficamos muito orgulhosos disso. Tive a satisfação de assistir a esta sessão ao lado de Serge Rehem, funcionário do SERPRO, empresa responsável pelo desenvolvimento do software IRPF. Vale ressaltar que em 2005 o projeto IRPF foi apresentado na JavaOne como um caso de sucesso do uso de Java em aplicações de grande escala.
Foram anunciadas as principais novidades da plataforma Java SE 7, cujo lancamento está previsto para meados de 2009. Uma das principais alterações ocorreu na própria linguagem Java. Está sendo introduzido o conceito de Java Modules (JAM). Trata-se de uma nova palavra-chave na linguagem (module) que vai mudar a forma como agrupamos nossas classes. Outras informações sobre a Java SE 7 podem ser encontradas no endereço http://openjdk.java.net/projects/jdk7/.
Como em todos os anos, as noites durante a JavaOne são marcadas pelas festas oferecidas pelas empresas. Participei do coquetel oferecido pela Sun para a imprensa, no qual estavam presentes jornalistas de todas as partes do planeta e personalidades da Sun, com destaque para James Gosling, o pai do Java. Após o coquetel, a Sun ofereceu um jantar internacional para a imprensa, no qual estavam presentes executivos da Sun provenientes de diversos países.
Este foi um resumo do que aconteceu no primeiro dia da JavaOne 2008, que promete ainda muitas outras novidades durante esta semana. Mais fotos do primeiro dia podem ser encontradas em http://picasaweb.google.com/gsnascimento/20080506JavaOne2008
Givanildo Santana do Nascimento, diretamente de San Francisco, CA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário